Editorial

Venho informar-vos que em breve irei desactivar o presente blog. Aquilo que nasceu de uma brincadeira, para comemorar o Campeonato Nacional dos juniores, tornou-se, num veículo de informação do nosso Clube.

Todavia, o CDPA merece um projecto melhor, mais completo, e actualizado com maior frequência.

Uma última palavra para os vários redactores, que aqui actualizavam a Vossa informação: obrigado.

A partir de hoje, visite: www.cdpacoarcos.com

Miguel Alpendre

19 de junho de 2008

ANDEBOL

HoJe ReMaTo Eu ...
Decidimos criar este espaço, para todos aqueles que nos queiram transmitir algo de positivo, fruto da sua experiência, para que o nosso trabalho seja cada vez melhor. Pode criticar, elogiar, sugerir, pura simplesmente contar uma História. Este espaço é vosso. Usem e abusem, deste espaço. Enviem os vossos artigos para o nosso email. Muito Obrigado.
O contra-ataque da nova geração
Devia ter uns 11/12 anos quando decidi, juntamente com umas colegas da minha escola, experimentar jogar andebol no Paço de Arcos.Não íamos levar aquilo a sério, era só mesmo para preencher algum tempo livre e ter mais liberdade, mais tempo fora de casa.Éramos cinco raparigas da mesma turma, andávamos sempre juntas e resolvemos praticar uma actividade desportiva igual.Fomos treinar no escalão de Iniciadas, aquilo até parecia fácil, mas conjugar a mão, com o pé com que rematávamos não parecia assim tão fácil na prática. Ao princípio era só rirmos umas das outras, parecíamos umas atarantadas.Bem, após alguns treinos lá começámos a conseguir fazer algumas coisas. Acabámos por só ficarmos duas das cinco porque as outras não simpatizavam com o andebol, foi pena!Estive no Paço de Arcos em todos os escalões, começando nas Iniciadas até às Seniores.Passei excelentes momentos no meu clube. Lembro-me que ia ver os jogos de todos os escalões. Naquela altura havia todos os escalões, em masculinos e femininos, o que dava para ver jogos todos seguidos durante quase todo o fim-de-semana.Apoiávamo-nos uns aos outros! Era lindo ver o Pavilhão cheio de gente, desde atletas até adeptos e pais dos atletas.Tínhamos uma grande garra e um amor muito grande pelo nosso clube e pela modalidade, claro!Vibrava cada segundo do jogo, cantava até ficar sem voz e sentia cada vitória como se fosse um jogo que eu estivesse a jogar…e ficava triste quando algum escalão não ganhava o jogo.Tinha alturas em que entrava no pavilhão às duas da tarde e só saía de lá às oito da noite, e não me fartava! E se houvessem jogos no dia seguinte ía ver novamente.Lembro-me uma vez que as Seniores Femininas iam jogar à Anadia para a Taça de Portugal e alguns de nós, tanto femininos como masculinos, fomos apoiar a equipa das Seniores. O Clube arranjou um autocarro para irmos apoiá-las. Fizemos um género de fitas azuis e brancas e pintámos a cara de azul e branco e lá fomos nós todos contentes da vida.Tive muitas vitórias e algumas derrotas, ri-me, chorei, diverti-me, aprendi a partilhar, a saber jogar em equipa, tive bons e maus momentos, aprendi a socializar ainda mais. Aprendi muito com o andebol e com quem me treinou. Cada treinador tinha algo a ensinar e a todos eles eu agradeço tudo o que fizeram e influenciaram no meu crescimento interior.No andebol éramos todos muito unidos, éramos como uma “família”. Começando pelo roupeiro, treinadores, seccionistas, fisioterapeutas, atletas, pais dos atletas, todos nos dávamos bem e juntos lutávamos pela vitória do P.A.. Era bonito de ver e quem viveu naqueles tempos percebe bem o que eu digo!Fazíamos todos parte da mesma equipa e não fazíamos distinções com ninguém, quer dizer, também éramos muito brincalhões uns com os outros, mas quando era a sério, ninguém nos parava!Havia respeito entre todos, inclusive os pais dos atletas.A última época no P.A., se não estou em erro foi a de 94/95, ganhámos quase tudo, menos o campeonato nacional…foi muito triste para mim!Ganhámos o Torneio de Abertura e Encerramento, o Campeonato Regional, o Torneio de Alcochete e o da Madeira, só faltou o Campeonato Nacional…Foi nessa época que recebemos a notícia de que o P.A. ía deixar de ter andebol feminino.Tive muita pena de ter de deixar o P.A., mas assim foi o entendimento na altura, foi de muita mágoa e tristeza para mim…Gostei de todos os momentos que vivi no P.A., foram momentos vibrantes e de muitas alegrias e bons para lembrar o resto da minha vida…e deixa saudades.Nos dias de hoje vejo um Clube “despido” e um pouco “vazio” de gente a assistir aos jogos, seja de que escalão for.Também compreendo que os tempos sejam outros e que talvez, por nem todos os atletas morarem perto do clube como antigamente era, seja mais complicado deslocarem-se ao pavilhão para assistir aos jogos.Vejo também num modo geral, que há pessoas empenhadas em denegrir a boa imagem e o valor do andebol, com atitudes negativas e anti desportivas, que “mancham” uma modalidade espectacular como é o andebol.Porém, resta-nos aqueles que ainda sentem a paixão pelo andebol, como eu, e talvez conseguir mostrar a quem não consegue ou não quer ver, que o andebol, principalmente nos escalões mais jovens, é para divertir, jogar e também educar!Infelizmente, nos dias de hoje vemos por vezes os mais novos a ensinar aos mais adultos como se comportarem em campo. Os papéis inverteram-se!!!Dos jogos que fui ver do P.A. actual, gostei do que vi, embora ache que os escalões mais jovens precisem de um bocadinho mais de “turbo” e noção de jogo de equipa. Falta-lhes ali um pouco mais garra. Por exemplo: “Estamos a perder por 10? Então vamos ganhar por 20 e mesmo que não consigam, pelo menos deram o litro para conseguirem”.Falta puxarem mais uns pelos outros, e a isto chama-se união. E a melhor resposta a dar é marcar e ganhar!Quem sabe, sabe, e é essa a grande diferença entre os espíritos!Precisam de treinar um pouco mais e estarem atentos ao que lhes é dito, o que vai na bancada não interessa, o jogo é o que se está a passar dentro de campo e é nesse que se devem concentrar. Não é para levarem a mal o que digo, é apenas um conselho de quem vê de fora.Mas não quer dizer com isto que as equipas não sejam boas, afinal o andebol do P.A. é só campeões, mas sendo bons, podem ainda ser melhores, para isso basta trabalharem e empenharem-se em cada treino. Pois os jogos são o reflexo dos treinos!Calha a todos vós contra atacar e mostrar que as novas gerações podem ser tão boas ou melhor das que já por aqui passaram.E temos equipas que voltaram a ressuscitar o andebol do P.A. o que é muito positivo!Se todos trabalharem para as vitórias acredito que seja possível voltar a ver um Pavilhão repleto de gente a aplaudir o P.A.Devo confessar que quando vejo o meu P.A. a jogar não consigo estar sossegada como se nada fosse, ainda vibro como antes e defendo os jogadores arduamente.Gosto do meu Clube, para mim o P.A. há-de ser sempre o Clube do meu coração, embora tenha passado por outros clubes, foi no P.A. que cresci e que aprendi muito do que sou hoje.Tenho confiança no P.A. e em todos os que colaboram para que o andebol volte à ribalta das vitórias.
Sónia Lourenço