Editorial

Venho informar-vos que em breve irei desactivar o presente blog. Aquilo que nasceu de uma brincadeira, para comemorar o Campeonato Nacional dos juniores, tornou-se, num veículo de informação do nosso Clube.

Todavia, o CDPA merece um projecto melhor, mais completo, e actualizado com maior frequência.

Uma última palavra para os vários redactores, que aqui actualizavam a Vossa informação: obrigado.

A partir de hoje, visite: www.cdpacoarcos.com

Miguel Alpendre

19 de abril de 2008

ANDEBOL

Quando o Andebol é sentido como mais do que 1 jogo...
Hoje sei… que aos 11 anos de vida tive a felicidade de escolher o caminho em direcção a uma família desportiva com a qual aprendi muito daquilo que sou hoje em dia. Por essa altura, depois de uma passagem curta pelos escalões mais jovens do Belenenses na modalidade de Basquetebol, descobri o desporto que me orientou física e psicologicamente até aos dias de hoje, o Andebol. Para além do Desporto em si e de toda a sua dinâmica e teoria técnico-táctica, descobri um núcleo desportivo mesmo pertinho de casa, num pavilhão antigo mas repleto de história, o Clube Desportivo de Paço de Arcos. Foi nesse clube que passei por todos os escalões de formação, culminando no escalão sénior, onde tive oportunidade de me sagrar campeão nacional da 2º Divisão, numa época e com um grupo que jamais esquecerei. No entanto, as vicissitudes de uma vida académica não me permitiram aceder às exigências de um nível maior de competitividade e a sede pelo desporto foi ultrapassada pela necessidade de um “canudo” universitário. Assim, nos seguintes anos de vida, acabei por continuar a praticar Andebol no Grupo Musical 1º de Dezembro, passando também pela Académica da Amadora onde mais uma vez, os estudos condicionavam a prática da modalidade. Durante todo o tempo em que fui “adversário” do CDPA fui acompanhando a sua ascensão à divisão de Elite e sua posterior queda vertiginosa, tanto em termos desportivos como directivos, que culminou com a extinção do escalão sénior da modalidade. Recordo que senti, na altura, uma tristeza profunda conjugada com uma raiva objectivada aqueles cujos actos execráveis vitimaram o meu clube e toda a sua história andebolística, ficando o clube sem competição sénior e os jovens dos escalões de formação (que se mantiveram) sem oportunidade de desfrutar do prazer de jogar pelos escalão mais competitivo do clube. No entanto, é com grande satisfação e orgulho que assisto ao renascer do Andebol sénior do “nosso” clube e é com enorme gáudio que faço parte de uma equipa, que não só trabalha pela prazer intrínseco de praticar uma modalidade que adora, mas também com a “missão” de devolver ao CDPA o reflexo de uma história desportiva que construiu, legitimamente, ao longo de tantos anos. Hoje, a tristeza que senti com a “queda” do nosso clube, transforma-se em orgulho de poder finalmente “saldar a minha dívida” para com o CDPA, que me construiu, me orientou e que fará parte de mim para o resto da minha vida. Ao Vítor, que além de nosso treinador e amigo é, sem dúvida, um dos principais responsáveis por um projecto aliciante, bem alicerçado, em que todas as condições são proporcionadas aos Seniores de Andebol do P.A, desde já o meu abraço e respeito pela dedicação ao Clube e a um grupo de jogadores que terá sempre do seu lado para qualquer desafio que apareça. É tempo de levar, de novo, a nau a bom porto e de ensinar aos mais novos o respeito e dedicação que o nosso CDPA merece e sempre retribuiu. Um grande abraço a todos os atletas do CDPA, e um abraço muito especial a toda a família andebolística do clube, da qual, orgulhosamente, farei parte para sempre…
Valadas Pinho
Ateta Sénior CDPA