Editorial

Venho informar-vos que em breve irei desactivar o presente blog. Aquilo que nasceu de uma brincadeira, para comemorar o Campeonato Nacional dos juniores, tornou-se, num veículo de informação do nosso Clube.

Todavia, o CDPA merece um projecto melhor, mais completo, e actualizado com maior frequência.

Uma última palavra para os vários redactores, que aqui actualizavam a Vossa informação: obrigado.

A partir de hoje, visite: www.cdpacoarcos.com

Miguel Alpendre

16 de julho de 2007

Opinião de Mãe por Susana Dias

Guarda-redes (criança)


Como mãe de uma (ex) guarda-redes de hóquei (iniciação), deparei-me muitas vezes com alguma dificuldade em lidar com algum sentimento de culpa que a minha filha sentia em jogos com muitos golos sofridos. "Mãe, hoje deixei entrar muitos" dizia no fim desses jogos. Tentava fazer-lhe passar a ideia real que nesses jogos desequilibrados em que a equipa adversária era claramente mais forte, muitos eram os remates é certo...mas também, eram sempre mais as defesas do que os golos sofridos (simples estatística). Apesar de tentar inverter, na minha filha esse sentimento, depressa percebi que essa culpa sentida provocava posteriormente desmotivação no treino e perda de autoconfiança. Com uma observação mais atenta percebia ainda que os companheiros de equipa, na sua lógica característica da idade, dirigiam muita responsabilidade ao guarda-redes pelos golos sofridos, que mostravam em atitudes no próprio jogo e mesmo no treino.
Conclusão a que chego...uma criança guarda redes, embora se sinta com uma função única, com protagonismo e goste daquilo que faz, sente-se muitas vezes responsabilizada pela derrota da sua equipa, e vive essa derrota intensamente. Por isso acho, que deve haver cuidado acrescido na valorização do guarda-redes enquanto criança, já que mais velhos encontram mais facilmente o reconhecimento e a compreensão da parte dos companheiros de equipa. Acho que para isso é importante o treinador envolver toda a equipa e incentivar o respeito pelo "trabalho" do guarda-redes, sem dúvida que sim...esse cuidado deve existir, além do reforço positivo e feedback constantes. Mas também é importante todos os pais, enaltecerem mais o desempenho dos seus filhos (e a sua evolução individual ao longo do tempo), e menos o resultado dos jogos , não tentando encontrar culpados nos outros jogadores, no árbitro ou mesmo na táctica e indicações do treinador.
Torna-se essencial, fazer as crianças perceberem que todas são intervenientes no jogo, todas dependem umas das outras e que a beleza do desporto é efectivamente o trabalho em equipa na luta por um objectivo comum, associado ao respeito pelo adversário e pelo próprio companheiro. E não será isso realmente o mais importante? Ou será que é só uma impressão minha (mãe galinha?) para justificar e ultrapassar alguma tristeza ocasional que encontro depois dos jogos menos felizes, nos olhos do guarda-redes..criança?

Susana Dias