Editorial

Venho informar-vos que em breve irei desactivar o presente blog. Aquilo que nasceu de uma brincadeira, para comemorar o Campeonato Nacional dos juniores, tornou-se, num veículo de informação do nosso Clube.

Todavia, o CDPA merece um projecto melhor, mais completo, e actualizado com maior frequência.

Uma última palavra para os vários redactores, que aqui actualizavam a Vossa informação: obrigado.

A partir de hoje, visite: www.cdpacoarcos.com

Miguel Alpendre

30 de julho de 2007

1909 - Em Paço de Arcos fazia-se desporto

Paço de Arcos é uma terrinha bonita, onde o mar cheira a mar e o campo a campo....Por essa razão, muita gente fidalga e da alta burguesia por aqui se fixou na ultima metade do século XIX. Aproveitando o bom clima e as belas condições naturais, dedicava os seus tempos de lazer ou as férias estivais a organizar competitivas regatas à vela e curiosas provas atléticas. As primeiras, na convidativa enseada local. As outras (corridas, saltos, luta de tracção, etc.) na Avenida Marquês de Pombal.



Mas os indígenas paço-arquenses só começaram a interessar-se pelas práticas desportivas depois da implantação da República, mais propriamente em 1911. A introdução do futebol em Portugal, pelos ingleses, estará na origem desse interesse....O campo de treinos era a praia nova (da qual apenas resta a parte poente junto ao cais da caldeira) quando a maré estava vazia. Outras vezes era a praia velha, onde hoje é a praia utilizada para gozo das férias na época balnear; ou a praia da sardinha, que desapareceu e que ficava a nascente do edifício do Instituto de Socorros a Náufragos. Também se utilizava o Largo da Bomba (hoje Largo Marquês de Pombal) que tinha uma palmeira no meio....


Os treinos começaram com bolas de trapos ou de ténis; pouco depois eram as bolas de coiro já usadas, compradas “aos ingleses”, grupo fixado em Carcavelos, jujo campo era na Quinta Nova.

In História do CDPA 1921-1991 por José Coelho