Editorial

Venho informar-vos que em breve irei desactivar o presente blog. Aquilo que nasceu de uma brincadeira, para comemorar o Campeonato Nacional dos juniores, tornou-se, num veículo de informação do nosso Clube.

Todavia, o CDPA merece um projecto melhor, mais completo, e actualizado com maior frequência.

Uma última palavra para os vários redactores, que aqui actualizavam a Vossa informação: obrigado.

A partir de hoje, visite: www.cdpacoarcos.com

Miguel Alpendre

10 de julho de 2007

A CONVERSA COM ....


Esta Semana, estivemos a conversar com Victor Marques, Coordenador do Departamento de Andebol do CDPA, e Técnico de Juvenis e Juniores.





1) Num ano marcado pelo término da equipa sénior de andebol do Clube, descreva-nos a actividade da época desportiva 2006/2007 ?
Esta época foi uma muito especial e saborosa.Com o fim da equipa de andebol Sénior, tivemos de lutar para manter o Andebol vivo no clube.Tivemos o réves de não termos Séniores e ainda vimos a nossa equipa de juniores ser suspensa pela Federação Andebol de Portugal durante 2 anos, fruto de regulamentos que estão completamente ultrapassados. Todos estes contra-tempos derivaram dasdificuldades financeiras que o clube teve. Deixo já aqui um agradecimento por todo o apoío que o clube nos deu. Digamos que este foi o ano zero da nova vida do Andebol no clube.O que fizemos: muito trabalho, muita dedicação, e acima de tudo muita paixão.Em termos gerais as coisas correram muito bem: conseguimos ter 60 atletas no total; conseguimos colocar os atletas como sócios do clube; conseguimos fazer algum dinheiro com mensalidades; conseguimos comprar um Kit de treino para os nossos atletas atráves de um cabaz de natal; organizamos um Torneio de Andebol no escalão de júniores; um Torneio de Andebol de Praia; o site do clube sempre actualizado; a criação de um blog do andebol. A nossa equipa de juniores vai participar num torneio internacional em Lagos entre os dias 23 e 29 de julho e por fim tivemos um patrocinador que equipou todas as equipas do clube.Tivemos ainda o Bar do clube que ajudou nas pequenas despesas. A grande notícia vamos voltar a ter equipa de seniores no clube, apostando assim nos atletas do clube. Por tudo isto o balanço é tremendamente positivo.A juntar a isto tudo temos ainda a evolução espectacular de muitos atletas em quem depositamos muitas esperanças para o futuro. A todos aqueles que nos ajudaramnesta caminhada, muito obrigado.Vocês sabem quem são.
2) A captação de jovens para integrar as classes de iniciação é um processo fácil ou difícil ?
A captação é um processo difícil porque a zona de Paço de Arcos é um local com crianças de vários quadrantes sociais e por vezes a convivência nos primeiros tempos é difícil. Depois o facto de a oferta também ser grande. Mas claramente o caminho é a divulgação e captação de jovens para a modalidade. Vamos captar atletas nas escolas do concelho, fazer alguns contactos com associações e colégios privados.
3) Parabéns pela organização do torneio de andebol de praia. Quais os seus objectivos ? É uma iniciativa para continuar ?
O Objectivo do Andebol de praia além do convívio e do espectáculo que este jogo tem, visa ser uma fonte de receita para o clube. Pensamos que isso é possível, pois somos o único clube em Lisboa com condições para desenvolver esta variante da modalidade. Esta 1ª edição foi um sucesso, pena foi que a Capitania do Porto de Lisboa, tenha sido tão irresponsável no tempo de emissão da licença para o evento. O Torneio foi dia 7 de julho e a resposta chegou dia 6 de julho. Muitas equipas já não puderam participar. Mesmo assim tivemos 4 equipas e cerca de 40 atletas participantes. Em Setembro teremos o 2º Torneio de Andebol de Praia do CDPA.
4) Finalmente, sentimos que o facto de o Hoquei e o Andebol serem praticados em pavilhões diferentes separa os apoiantes das modalidades no Clube. Concorda?
Claro que sim, o indicado era que ambas as modalidades pudessem jogar no nosso pavilhão. Assim havia uma maior divulgação das modalidades e todas as pessoas podiam ver as duas modalidades. Os nossos atletas também gostariam de jogar mais vezes no nosso pavilhão. Mas compreendemos as dificuldades, derivadas de o Hóquei ter muitas equipas. Gostaríamos muito que na próxima época a nossa equipa de Seniores jogasse no nosso pavilhão.
5) Quais as perspectivas para a próxima época ?
Para a próxima época perspectivo uma época de muito sucesso, muito trabalho e muita paixão. Teremos novamente a equipa de seniores activa e a lutar para ser campeã. Apostar forte na captação e divulgação da modalidade. Organização do 2º torneio PAço de Arcos cup. Organização de um circuito de Andebol de Praia. Bem como a organização de um torneio internacional de Andebol duranteo mês de julho de 2008. Estas iniciativas visam aumentar as receitas. Neste momento já estamos em contacto com a Câmara Municipal de Oeiras para serem nossos parceiros neste vento. Do ponto de vista técnico vamos continuar a cimentar o nosso modelo de jogo e de formação individual. E esta altura posso dizer que temos muitas pessoas para ajudar a fazer caminhada que é a paixão pelo Andebol no CDPA.