Editorial

Venho informar-vos que em breve irei desactivar o presente blog. Aquilo que nasceu de uma brincadeira, para comemorar o Campeonato Nacional dos juniores, tornou-se, num veículo de informação do nosso Clube.

Todavia, o CDPA merece um projecto melhor, mais completo, e actualizado com maior frequência.

Uma última palavra para os vários redactores, que aqui actualizavam a Vossa informação: obrigado.

A partir de hoje, visite: www.cdpacoarcos.com

Miguel Alpendre

22 de julho de 2007

Artº 60º Regulamento da FPP (Cont.)

Desde pequenas que as crianças têm de aprender que o valor da integridade constitui algo muito mais importante do que o triunfo a qualquer preço. Apreendem-no em casa, na escola e não só no campo do desporto; aprendem com os seus pais, com os seus professores e com os seus treinadores, que as ajudam a serem tão boas quanto seja possível, louvando os seus êxitos e aceitando as suas limitações quando tenham feito todos os esforços necessários mas continuem sem conseguir alcançar as marcas ou os lugares mais elevados. As crianças precisam de interiorizar que perder não constitui nenhuma desonra; a desonra é querer ganhar a qualquer preço, sacrificar os princípios que se tem, em troca de um ganho a curto prazo. Limitar as competições não altera os valores das crianças nem de quem os rodeia.
São proibidas as competições de crianças, e o que se faz para moralizar os escalões menos jovens? Nestes existe complacência com uma violência física e verbal dentro e fora de campo à vista das crianças que são incentivadas a ir ver os jogos. Será que os dirigentes do hóquei levariam os seus filhos a Fanzeres ou à Luz a ver um derby entre as duas equipas (ou outros pavilhões) ? Será que o acidente com uma criança no final da taça não exige melhoria das condições físicas das instalações Desportivas ? Como sempre, o elo mais fraco, neste caso as competições jovens, são os atingidos.