Editorial

Venho informar-vos que em breve irei desactivar o presente blog. Aquilo que nasceu de uma brincadeira, para comemorar o Campeonato Nacional dos juniores, tornou-se, num veículo de informação do nosso Clube.

Todavia, o CDPA merece um projecto melhor, mais completo, e actualizado com maior frequência.

Uma última palavra para os vários redactores, que aqui actualizavam a Vossa informação: obrigado.

A partir de hoje, visite: www.cdpacoarcos.com

Miguel Alpendre

11 de fevereiro de 2009

À conversa com ... Hugo Costa Pereira

Ora aí está o que havíamos prometido a semana passada, reeditar as crónicas do "À conversa com...".

Esta semana falámos com Hugo Costa Pereira, Guarda-Redes Sénior de Hóquei em Patins do nosso clube e colocámos algumas perguntas que, gentilmente o "Costinha" nos respondeu e que abaixo poderás ler.


Com que idade começaste no Hóquei em Patins?

Iniciei a modalidade com quatro anos de idade, em 1992.

Porque escolheste ser Guarda-Redes?

Foi um pouco por influência do meu pai.

Que títulos já conquistas-te ao serviço do CDPA?

Conquistei oito campeonatos distritais, cinco regionais, e dois títulos nacionais os mais importantes na minha carreira desportiva.

Já tiveste muitos treinadores. Consegues escolher algum que te tenha marcado?

Sim é verdade, ao longo do meu percurso desportivo já tive muitos treinadores. Todos foram importantes para o meu crescimento como atleta e pessoa mesmo quando não fui opção. Desde o meu primeiro treinador, Jaime Santos, até ao meu actual treinador, José Carlos, sinto que foram preponderantes para que conseguisse alcançar os meus objectivos.

Quando em 2006 te viste forçado a sair do clube sentiste-te traído pelo clube?

De forma alguma, foi uma época muito complicada para mim, cheguei a ponderar abandonar a modalidade porque me senti injustiçado, no entanto tenho consciência que o clube não é só uma ou duas pessoas e por isso nunca me sentir traído pelo clube!

Existe mesmo diferença no cheiro do balneário, estar no CDPA é mesmo diferente?

Sem dúvida, é a minha segunda casa, e sinto -me privilegiado por ter crescido no clube. Para mim o cheiro e o sabor que mais sinto quando todos os dias vou treinar é o da vitória, da conquista, da garra, e de família!

O que significa para ti representar o nosso clube?

É sobretudo sentir a camisola. O CDPA é dos clubes que a nível nacional mais concorrência tem, é por isso importante existir um espírito de equipa capaz de enfrentar todos os adversários, a humildade e o trabalho são dois aspectos que considero essenciais para atingir os objectivos do clube.

O CDPA teve alguma importância ou influência no teu crescimento enquanto pessoa?

Obviamente que sim, o desporto é um alicerce fundamental para a vida e por isso estou muito agradecido ao clube por me ter criado as condições necessárias para crescer como atleta e pessoa.

Tens com certeza ídolos e referências na modalidade? Quais e porquê?

Desde que optei pela posição de guarda – redes que o meu ídolo foi José Carlos, curiosamente o meu actual treinador! Nunca até hoje vi um guarda – redes ter tanta preponderância num plantel como ele. No entanto tenho várias referências, como João Miguel guarda – redes actual do Porto Santo e Edu Bosh do F.C. Porto. Tive a sorte por estar num clube onde já passaram muito bons guarda – redes um dado que considero um importante pois podia observa–los por perto.

O facto de teres como teu treinador desde 2007, aquele que foi um dos melhores Guarda-Redes do Mundo, tem-te ajudado a evoluir na tua posição?

Sim! Confesso que tinha um pouco receio de dar o salto para o escalão sénior que como sabem é um salto muito grande, contudo acho que o apoio que o mister José Carlos me tem prestado assim como a vontade de aprender mais tem sido fundamental para evoluir.

Em 2007, foste Campeão Nacional de Juniores que é a porta de entrada nos Seniores.

Que significado teve esse titulo para ti?

Foi até hoje o mais importante e saboroso titulo para mim. Após uma época onde as coisas não estavam a correr bem, onde inclusive fomos forçados a trocar de treinador acabámos por ser os 1ºs a nível nacional. O espírito de equipa, a amizade, a vontade de vencer foram determinantes para alcançar o titulo tão desejado. Aliado com um apoio exaustivo por todo o staff que criaram as condições necessárias para pudermos trabalhar.

O facto de teres sentido que eras parte do clube nesse ano teve influência no teu rendimento e no rendimento dessa equipa?

Sim, sentir e honrar o símbolo que visto ao peito é um grande passo para que corra tudo da melhor maneira!

Sentes que o facto de se identificarem com o lema do clube "Amizade primeiro, Competição depois" é decisivo para alcançarem o sucesso?

Sim uma equipa forma–se no balneário onde a cumplicidade, o respeito e a amizade tem que ser os principais alicerces, facilitando assim o desempenho dentro de campo!

Dessa equipa tens contigo nos Seniores do CDPA João Rodrigues, Gonçalo Pestana e Alexandre Andrade, achas que o clube voltou a apostar na formação e que trará frutos dessa aposta?

Qualquer um dos meus colegas já demonstraram o seu grande valor e acredito piamente que o clube brevemente pudera saborear os frutos dessa mesma aposta!

Este é o teu primeiro ano como Sénior e tens sido nos últimos jogos o escolhido para ser o titular da equipa. O que sentes em relação a isso?

Desde pequeno que o meu sonho foi chegar ao escalão mais alto no CDPA, agora que alcancei esse sonho sinto um orgulho imenso por aqui chegar. O facto de ter sido opção nos últimos encontros mexe muito comigo, sentir a emoção do jogo, o carinho dos adeptos que tem me apoiado incondicionalmente, estando por isso muito grato e sinto que também são decisivos para o sucesso, são sensações que me comovem mesmo dentro de campo.

É arrepiante!

Onde pode chegar esta equipa?

Ao objectivo traçado no inicio da época, pôr o CDPA no seu lugar, 1ªDivisão!

Sonhas jogar pelo CDPA na 1ª Divisão? O que seria para ti defender a baliza do CDPA na 1ª divisão?

É mais um dos meus sonhos, seria a cereja no topo do bolo, o saborear o resultado de todo o meu esforço e empenho desde que iniciei a modalidade no clube do meu coração.

Agora que o sonho de defender as cores do nosso clube está concretizado sonhas um dia representar a Selecção Nacional?

Sim penso que é onde todos querem chegar, mas para já a minha preocupação é diariamente ser cada vez ser melhor aprendendo cada vez mais para talvez um dia, quem saiba, esse sonho possa vir a realizar–se.

Deixa-nos uma mensagem para os mais novos, que olham agora para ti como uma referência.

Acho que a mensagem que melhor posso deixar é para que não deixem de se aplicar nos estudos, pois o futuro deles depende, e que se efectivamente gostam da modalidade, então força, trabalho pois só assim se consegue obter resultados!

Um abraço a todos

Costinha


Amigo Costinha, temos de te agradecer por sentires o nosso Clube como o sentes, te dedicares como te é exigido e por mostrares o que é ser um verdadeiro atleta do "PA".

Sorte Amigo