Editorial

Venho informar-vos que em breve irei desactivar o presente blog. Aquilo que nasceu de uma brincadeira, para comemorar o Campeonato Nacional dos juniores, tornou-se, num veículo de informação do nosso Clube.

Todavia, o CDPA merece um projecto melhor, mais completo, e actualizado com maior frequência.

Uma última palavra para os vários redactores, que aqui actualizavam a Vossa informação: obrigado.

A partir de hoje, visite: www.cdpacoarcos.com

Miguel Alpendre

23 de fevereiro de 2009

À conversa com ... Gonçalo Delgado

No seguimento das nossas "À conversa com... " os mais antigos atletas de hóquei da actualidade do nosso clube nos diversos escalões, esta semana conversámos com o nosso Capitão dos Juniores de Hóquei em Patins e ficámos a conhecer um pouco melhor, mais um dos nossos brilhantes exemplos de dedicação ao clube e ao seu lema.
Foi no já longínquo dia 23 de Setembro de 1995 que Gonçalo Delgado se iniciou na modalidade e no nosso Clube.
Pela mão do inevitável Jaime Santos começou a patinar no PA, e não mais parou até aos dias de hoje. O seu primeiro título sorriu-lhe na Época 1996/1997 tendo conquistado o Campeonato Distrital de Infantis "C".

Leva já 13 anos de CDPA ao peito, tendo sempre demonstrado uma forte personalidade, humildade que o caracteriza, e uma enorme força de vencer e de ultrapassar os obstáculos que se lhe foram deparando.
Transpira alegria na hora das vitórias e sofre de tristeza quando a derrota lhe bate à porta, mas retira sempre nestes momentos menos bons algo de positivo para poder continuar a crescer na modalidade e na vida.
Colocámos algumas questões ao Gonçalo para que o possamos conhecer um pouco melhor que aqui ficam.

Porquê o Hóquei em Patins?

Foi amor à primeira vista! Há uns bons anos atrás a minha mãe foi ao CDPA com o intuito de se inscrever no ginásio e por acaso nesse dia fui com ela. Quando entrámos no pavilhão a primeira coisa que vi foi um treino de hóquei do meu primeiro treinador, Jaime Santos. Nesse momento não tive dúvidas e disse logo “eu quero jogar hóquei”, sem nunca ter tido nenhum contacto com este desporto até aquele instante. E assim foi! Uma semana depois já estava a começar a aprender a andar de patins.

E porquê o CDPA?

Creio que já está respondido, mas posso acrescentar que foi uma das coincidências mais felizes da minha vida!

Uma das tuas características é a humildade, achas que neste desporto é fundamental ter essa característica?

Claro que sim. É um dos elementos chave para se atingir o sucesso. Sou da opinião que por melhor que um atleta seja, sem humildade não irá muito longe. No entanto não é só no hóquei que a humildade deve estar presente, mas sim em todos os aspectos da nossa vida.

O que é para ti, ser do Paço de Arcos?

Esta é uma pergunta cuja resposta é difícil de traduzir em palavras, mas tenho a certeza de que qualquer atleta do nosso clube sabe o que isso representa e sente isso em si. Mas, em linhas gerais, é saber honrar a camisola que se veste, um motivo de orgulho e satisfação, mas ao mesmo tempo de muita responsabilidade.

Qual foi para ti até hoje o momento mais marcante com as cores do CDPA?

Uma pergunta difícil, pois os momentos marcantes foram vários e quando digo marcantes não são só marcantes pela positiva, há uns que nos marcam pela negativa. Mas estes últimos têm de ser aproveitados para crescermos como atletas e como pessoas. Mas aquele que está mais presente e que nunca irei esquecer é, com certeza, o título de campeão nacional de juniores logo na minha primeira época como júnior.


Gostaria de te lançar um desafio, numa palavra apenas responde o que representam para ti as seguintes palavras.


- Jaime Santos

R:Saudades

- Capitão

R:Responsabilidade

- Castro Verde

R:Perfeito

- Família

R:Respeito

- Clube Desportivo de Paço Arcos

R:Orgulho

- Golo

R:Alegria

- Vitória

R:Trabalho

- Campeão Nacional

R:Objectivo

- Derrota

R:Aprendizagem

- “Amizade Primeiro, Competição Depois”

R:Sempre


Este ano tens a responsabilidade de Capitanear a nossa equipa de Juniores. Que significado tem para ti essa responsabilidade?

Acho que ser capitão da equipa de juniores é um privilégio. Como tal, tento não desapontar nem a equipa, nem o treinador que confiaram em mim para o ser. Por isso, acho que devo ser sempre o primeiro a dar o exemplo dentro e fora de campo.



Que objectivos gostarias de alcançar este ano?

Sendo o meu último ano antes de ser sénior, gostava de me despedir em grande dos juniores. Por outras palavras: quero ganhar o campeonato nacional de juniores. E não sou só eu, pois toda a equipa está motivada e concentrada nesse objectivo. Este é o principal objectivo que gostaria de ver alcançado este ano.

O facto de a equipa de Juniores contar com jogadores de referência Nacional e mesmo Internacional como o Diogo Oliveira, o Gonçalo Pestana e o João Rodrigues aumentam a responsabilidade da equipa?

Nenhuma equipa do CDPA é imune à responsabilidade, pois como já disse atrás, vestir a camisola do CDPA é por si um motivo de muita responsabilidade. O facto de a equipa poder contar com o Diogo Oliveira, o Gonçalo Pestana e o João Rodrigues vem só aumentar, ainda mais, a nossa confiança e motivação para atingirmos o nosso objectivo.

Achas que, como muitos dizem, se não forem Campeões Nacionais será uma vergonha?

Não. Motivo de vergonha será não fazer tudo o que está ao nosso alcance para conseguirmos atingir o nosso objectivo, treinando arduamente e encarando cada jogo como uma final.

O facto de o Treinador do Juniores ser o de Seniores traz benefícios?

Na presente época acho que traz claros benefícios ainda por cima com três atletas a jogarem quer pelos seniores quer pelos juniores. Tal facto permite ao treinador fazer uma melhor gestão do plantel o que acaba sempre por ser benéfico para a equipa de juniores.

Que significado teria para ti a integração na equipa Sénior do CDPA?

Desde muito novo que isso foi uma ambição, um sonho. Quando era mais novo e via jogadores como o Rodrigo Sousa ou o Filipe Gaidão a jogar nos seniores do CDPA, sabia que era ali que queria estar um dia. Por isso a integração na equipa sénior seria a realização de um sonho, a concretização de um objectivo.

Uma mensagem para os mais jovens que, temos a certeza, olham para ti como uma referência pela Educação, Elevação e Humildade com que diariamente te colocas ao dispôr do nosso Clube?

Vou aproveitar para deixar aqui a ideia de que devem sempre acreditar em vocês próprios; têm de ser os primeiros a fazê-lo, pois se não o fizerem, ninguém o fará por vocês! E empenhem-se sempre nos treinos que as coisas vão acabar por aparecer!


Aqui estão as respostas sinceras e sentidas deste nosso atleta que muito nos orgulha que represente o nosso CDPA.

Força Gonçalo e que os objectivos pretendidos te sorriam, tanto no hóquei como na vida.