Editorial

Venho informar-vos que em breve irei desactivar o presente blog. Aquilo que nasceu de uma brincadeira, para comemorar o Campeonato Nacional dos juniores, tornou-se, num veículo de informação do nosso Clube.

Todavia, o CDPA merece um projecto melhor, mais completo, e actualizado com maior frequência.

Uma última palavra para os vários redactores, que aqui actualizavam a Vossa informação: obrigado.

A partir de hoje, visite: www.cdpacoarcos.com

Miguel Alpendre

9 de março de 2008

TAÇA DISTRITAL DE BAMBIS

CD Paço de Arcos, 19
Parede FC, 3

BAMBIS A RIGOR

Assistiram a este jogo 143 adeptos.
A animação começa bem antes do apito inicial do árbitro, com exposição de desenhos dos diversos escalões e também uma magnifica montra de bolos.

Durante o jogo, a claque é incansável, com uma coreografia cheia de musica, cor, saltos e dança, que seguramente em breve estará na Operação Triunfo.
Após o jogo temos o habitual convívio, em que participam jogadores, treinador e esposa, seccionistas, pais, mães, irmãos, avós, bisavós.


O conceituado árbitro Costa Pereira, uma referência pedagógica nestes escalões, foi homenageado com a entrega de uma camisola do clube autografada por todos os elementos da equipa.
Finalmente o jogo.
Guarda-redes: César e Francisco; Gonçalo, Bruno (4 golos), Duarte Rodrigues (5), Rui (6), Vasco (3), Tiago (capitão)(1), Duarte Silva e Manuel.
Aos 56 segundos já ganhavam por 2-0.
Os nossos jogadores têm o rigor de um relógio suíço, lutam com todas as forças nunca desistindo das bolas, estão bem entrosados, trocam a bola e também tentam as jogadas individuais, formam uma equipa em permanente evolução.
O César é frio e seguro, sai bem até a meio da grande área para parar os contra ataques, defende tudo o que é possível e quase tudo o que parece impossível, fez levantar o pavilhão quando fez uma das defesas impossíveis, esticou a perna e com a ponta da bota parou uma bola rematada com força a pouco menos de metro e meio; o Francisco transporta quase 7 Kg de material, hoje esteve simplesmente intransponível, no entanto tem a tarefa facilitada, equipa-se com umas luvas e caneleiras já ensinadas, ao que parece foram utilizadas pelo grande Armando Vilaverde nos Campeonatos do Mundo e da Europa realizados em 1956, só o capacete é mais recente pois o campeão do Mundo e da Europa Vilaverde nunca defendeu com máscara; Gonçalo é um defesa que joga com a cabeça bem levantada, recupera rapidamente a bola e procura um colega desmarcado, sabe progredir na pista quando é caso disso, patinando com elegância em direcção à baliza; Bruno joga a defesa, médio ou avançado, ele é um dos pontos de referência da equipa, recupera bolas, passa, finta, remata e hoje marcou um golo monumental do "meio da rua" fazendo a bola entrar mesmo ao ângulo; Duarte Rodrigues não dá tréguas aos adversários, é impossível alguém patinar mais rápido, foi extremamente objectivo e eficaz, bola recuperada contra ataque imediato, procurando desmarcar um colega ou indo directo para a baliza, marcando golos para todos os gostos; Rui este jogador de apenas 5 anos não vira nunca a cara à luta, entrega-se ao jogo com uma paixão enorme e em frente da baliza não falha, hoje esteve no seu melhor e o seu nome já é conhecido e temido pelos adversários; Vasco joga de trás para a frente com um objectivo prioritário que é a baliza, fisicamente não dá hipótese ao adversário, faz tabelas com os colegas e desmarca-se muito bem, rematando forte para golos de belo efeito; Tiago, o capitão de equipa hoje estreou-se a marcar e logo com o melhor golo do jogo, recebeu a bola à entrada da área, com os olhos tirou dois defesas contrários do caminho, com uma preciosa simulação sentou o guarda-redes e com um toque subtil fez a bola entrar como uma pena; Duarte Silva vai no bom caminho continua a jogar com uma enorme alegria, recupera bolas perdidas na defesa e vai rápido para a frente, finta bem e procura passar melhor, tendo rematado diversas vezes sempre com perigo; Manuel continua na procura da bola com o objectivo de passar ao colega mais próximo, já se aventura a partir rápido para o contra ataque, procurando também seguir em direcção à baliza, passa, desmarca-se e recupera rápido.
O treinador Jaime não deu tréguas aos seus jogadores, mesmo com avolumar do resultado procurou sempre que estes não se acomodassem, sendo que hoje, excepcionalmente, ainda teve tempo para se deliciar com a coreografia da claque.
Uma palavra à equipa do Parede FC composta por jogadores seguramente de grande futuro, apoiados também por uma claque cheia de fair-play.
O árbitro Costa Pereira esteve como sempre, procurou explicar as regras, ajudou os jogadores e quando necessário, mais uma vez, foi também enfermeiro.
No final os jogadores cumprimentaram-se com enorme desportivismo e os do PA dedicaram a vitória à aniversariante Carla, mãe de Gonçalo, cantando-lhe os parabéns.
(Virgílio Correia e João Belo-fotografo)