Editorial

Venho informar-vos que em breve irei desactivar o presente blog. Aquilo que nasceu de uma brincadeira, para comemorar o Campeonato Nacional dos juniores, tornou-se, num veículo de informação do nosso Clube.

Todavia, o CDPA merece um projecto melhor, mais completo, e actualizado com maior frequência.

Uma última palavra para os vários redactores, que aqui actualizavam a Vossa informação: obrigado.

A partir de hoje, visite: www.cdpacoarcos.com

Miguel Alpendre

1 de novembro de 2008

ANDEBOL

HOJE REMATO EU ...
A Beleza do Andebol
Já vão largos anos desde que ingressei no Clube Desportivo de Paço de Arcos para praticar uma modalidade que mal conhecia. Depois da minha óptima experiência na Natação e a experiência no hóquei em patins foi neste grande clube que descobri o desporto que tantas alegrias me deu ao longo da vida e que ainda hoje tenho a honra de praticar.O Andebol não é apenas bonito pelas suas jogadas espectaculares durante o jogo, pela quantidade de golos marcados pelas equipas e pela velocidade com que os atletas desenvolvem a jogada. O Andebol é, para além de todas essas razões, bonito pela união que uma equipa demonstra nos momentos difíceis, pela partilha de alegria que mostra quando sai vitoriosa e acima de tudo pelo respeito que demonstra tanto pelos colegas como pelos adversários.Quando entrei para o Andebol e via os jogos do meu irmão quando ele ainda jogava no CDPA, nunca pensei que chegaria ao escalão de seniores e encontraria um balneário tão fantástico e tão unido como o que encontrei. Cada membro da equipa respeita o outro seja ele mais novo ou mais velho, mais magro ou mais gordo, e é esse respeito que da lugar à união que a nossa equipa tem e que utiliza para ultrapassar todos os obstáculos que já enfrentou.Por outro lado existe a beleza, que os adeptos raramente têm noção, que é a luta incessável por parte daqueles que gostam e realmente vivem o Andebol para que este não seja apenas mais uma modalidade desportiva, mas que seja um desporto espectacular, bonito, alegre e dinâmico como deve ser. Se existe alguém que viva realmente o Andebol e que queira fazer deste um orgulho de todos os adeptos do CDPA é, e com muita honra minha, o meu actual treinador e amigo Victor Marques. A alegria que ele demonstra ao ver-nos jogar com qualidade e ganhar é a beleza que falta em muito do Andebol nacional.Durante o meu crescimento o Andebol deixou de ser apenas um desporto e passou a ser uma prioridade, um orgulho, uma alegria. Quando alguém me perguntava que desporto praticava, tinha a alegria de dizer que praticava Andebol. Tanto as vitorias como as derrotas me ensinaram muito ao longo de toda a minha vida desportiva. Ensinaram-me, tal como o Andebol o fez, que temos que lutar até ao fim, que por muito que nos mandem abaixo temos que ter sempre forças para subir mais alto, de gritar mais alto que o outro e de ganhar. Temos que ter alegria naquilo que fazemos, e nunca ficar tristes por falhar, pois arrastaremos para baixo todos aqueles que estão ao nosso lado. De todas as alegrias que tive no Andebol, a maior foi a alegria de jogar, de me sacrificar, de respeitar e de fazer do Andebol o meu mundo.É esta alegria de jogar, este espírito de sacrifício, este respeito e esta beleza que faz com que eu jogue, e com todo o orgulho, no Clube Desportivo de Paço de Arcos onde com tanta honra fui ensinado a gostar e a jogar andebol, e onde ainda hoje jogo com toda a beleza que o andebol pode oferecer.
Luís Melo
Atleta Sénior CDPA