Editorial

Venho informar-vos que em breve irei desactivar o presente blog. Aquilo que nasceu de uma brincadeira, para comemorar o Campeonato Nacional dos juniores, tornou-se, num veículo de informação do nosso Clube.

Todavia, o CDPA merece um projecto melhor, mais completo, e actualizado com maior frequência.

Uma última palavra para os vários redactores, que aqui actualizavam a Vossa informação: obrigado.

A partir de hoje, visite: www.cdpacoarcos.com

Miguel Alpendre

2 de dezembro de 2007

Portugal sagrou-se Vice-Campeão do Mundo

Os Chilenos que encheram o Ginásio Olímpico de S. Miguel em Santiago, assistiram a uma excelente partida de hóquei, onde o rigor tatico e a correcção dos jogadores foram as notas mais dominantes.
A partida desenrolou-se sob o signo do equilíbrio e qualquer outro resultado mais favorável as nossas cores, era possível e perfeitamente aceitável.
Na primeira parte, para alem do equilíbrio que se verificou não existiram oportunidades de golo, pelo que o 0-0 que se verificava a 3 segundos do fim era mais do que justo para ambas as equipas, só que o defesa espanhol na posse da bola olhou para o cronometro e executou um remate em arco (claramente em falta) indo a bola aninhar-se dentro da nossa baliza, para desespero do nosso guarda redes que não viu a bola partir, devido ao aglomerado de jogadores na área.
O resultado 1-0 , que se verificava ao intervalo favorável ao espanhóis, deixou toda a gente com a sensação de injustiça, o golo irregular resultou de um golpe de clara sorte.
Portugal não teve necessidade de correr riscos, porque teve a felicidade de igualar o marcador logo no inicio da segunda parte,através de Diogo Rafael que desferiu um remate rasteiro do meio campo, com os nossos avançados bem no coração da área a tapar a visão do guarda redes, estava reposta a justiça no resultado.
Portugal a partir daqui acreditou mais e por duas vezes esteve a beira de marcar, na mais flagrante Gonçalo Pestana na cara do guarda redes, remata ligeiramente ao lado com este já batido. A dois minutos e meio do fim do jogo e quando já se pensava no prolongamento, o jovem jogador espanhol Enric Torner, aproveitando uma ligeira brecha na defesa lusa, desfere um potente remate fazendo um golo de belo efeito.
Portugal não baixou os braços e ainda dispôs de um livre directo a 53 s do fim que Nuno Araújo não conseguiu converter.
A arbitragem não esteve ao nível do jogo e acabou por influenciar o seu resultado final, o primeiro golo é claramente irregular, a bola descreveu um arco acima da altura regulamentar, pelo que deveria ter sido anulado, num outro lance em que dois jogadores lusos partem para o contra ataque, ficando dois para um, João Rodrigues é derrubado, ficando um livre directo por marcar.
Este grupo de trabalho merecia e tudo fez para ter melhor sorte, parabéns a todos sem excepção, pelo que me foi dado observar formaram um grupo coeso e disciplinado, condimentos essenciais para se alcançar o êxito. Esta selecção deixou uma boa imagem do hóquei português, pelo que apesar da vitoria não nos ter sorrido, consideramos a nossa participação neste Campeonato do Mundo bastante honrosa e prestigiante para Portugal.
Parabéns!

Classificacao Final

1° Espanha
2° Portugal
3° Argentina
4° Chile

Do Enviado Especial, João Rodrigues