Editorial

Venho informar-vos que em breve irei desactivar o presente blog. Aquilo que nasceu de uma brincadeira, para comemorar o Campeonato Nacional dos juniores, tornou-se, num veículo de informação do nosso Clube.

Todavia, o CDPA merece um projecto melhor, mais completo, e actualizado com maior frequência.

Uma última palavra para os vários redactores, que aqui actualizavam a Vossa informação: obrigado.

A partir de hoje, visite: www.cdpacoarcos.com

Miguel Alpendre

23 de agosto de 2007

AS REGATAS DE O "DIA DO PATRÃO LOPES" NASCERAM EM 1 DE SETEMBRO DE 1946

Artigo do jornal desportivo "A Baliza" de 26 de Agosto de 1946, extraído do Site do CDPA.


O "DIA DO PATRÃO LOPES" PODERÁ REANIMAR A ACTIVIDADE NÁUTICA NA BAÍA DE PAÇO DE ARCOS (Uma entrevista oportuna com José Moreira Rato.)

Na simpática vila de Paço de Arcos que desde tempos recuados tomou fama de aristocrata devido à categoria dos veraneantes que a frequentavam, é costume realizar-se já há muitos anos, os festejos do Senhor dos Navegantes, patrono da gente do mar. Incorporado nestes festejos, o Clube Desportivo de Paço de Arcos, que aos desportos náuticos dedica grande atenção, organizou para este ano um vasto programa de realizações desportivas, no qual estavam incluídas regatas de Vela para todas as classes de barcos e que, com o título de "Dia do Patrão Lopes" se haviam de efectuar no passado dia 25. O mau tempo, porém, impossibilitou a disputa daquelas regatas, que ficaram adiadas, então para o próximo domingo, 1 de Setembro de 1946. Estes projectos despertaram interesse pelo que revelaram de valor desportivo e espírito de solidariedade, e quisemos, por isso, aprofundar um pouco mais a actividade da secção de vela daquele clube.

Estivemos em Paço de Arcos e, acompanhados pelo sr. José Silva Moreira Rato, presidente da Secção, visitámos as dependências da sede e, precisamente quando parávamos em frente do escaparate das taças, aquele dedicado e incansável dirigente começou por nos contar:
— Há umas dezenas de anos atrás. Paço de Arcos era o maior centro de desportos náuticos do País, onde se realizavam as mais importantes regatas de vela e de onde sairam depois os fundadores de muitos clubes navais. Era aqui, na baía de Paço de Arcos, que se juntava toda a qualidade de barcos do nosso Tejo, e em dia de regatas era vê-los vaidosos nas suas canoas, correndo por esse rio fora.
Lembra-se de alguns nomes? — interrompemos.
— Eram os d'0reys, na canoa "Fatinitze"; os Mascarenhas e o Fiúza na "Bem vinda" e na "Bem haja"; José Ricardo, na "Boneca"; Penha Lopes, que corria na "Zinha"; e entre outros nomes que me lembrem, o dr. Costa Cabral, Filipe Taylor - muitos mais, que animavam tanto as regatas daquele tempo.
E os irmãos Moreira Rato — acrescentámos.
— Sim, nós também acompanhámos toda esta evolução e eu, então, a bordo do "Trost", d'0rey, que hoje se chama "Trupy" e pertence a Frederico Vidal, cheguei a ter as minhas aventuras, principalmente quando um dia resolvemos descer à Costa do Algarve e daí seguir para Tanger.
— Boas recordações... — observámos.
— E bastantes. Quando me ponho a contemplar estas taças lembro-me do que algumas delas representam... A maioria foi ganha por velejadores de um dos antigos clubes, que formou o actual Desportivo de Paço de Arcos.
Continuando, o sr. Moreira Rato diz-nos:
— Em 1932 tudo acabou — e daí até ao ano passado, tivemos um intervalo de treze anos, em que a actividade foi nula.
"Fazia pena que depois de termos atingido aqui, em paço de Arcos, o auge dos desportos náuticos, estivéssemos limitados a uns passeios particulares de vez em quando. Assim, no ano passado, o clube tomou novas directrizes para fazer renascer o desporto da vela nesta localidade.
A secção da vela deste ano, orientada por mim, com o bom auxílio de José Teixeira, José Morales de los Rios, Manuel de Almeida e de outros dedicados sócios, levou avante o programa de trabalhos que havíamos elaborado.
"Hoje contamos já com 16 barcos "Borja", da classe do "maré Nostrum" e 4"Snipes"..., mas não ficamos por aqui, pois tanto duma como doutra classe já temos mais a construir, além dos "Sharpies", classe que também desejamos possuir.”

Satisfeitos e interesados por tudo quanto o sr. Moreira Rato nos transmitia, continuamos:
- E qual tem sido a actividade da nova secção de vela do clube, no que diz respeito a regatas?
- Organizámos o Campeonato de Lisboas de "Borjas", que se fará todos os anos e estamos a tratar, pela primeira vez, do "Dia do Patrão Lopes", em homenagem àquela memorável figura de marinheiro que, de nascimento humilde, veio muito novo de Olhâo, onde nascera, e aqui em Paço de Arcos, pelo seu mérito e feitos heróicos se tornou um grande homem do mar, chegando a ter o posto de comandante da Armada Portuguesa, apesar da sua pouca cultura literária.
"Esta iniciativa teve o apoio de muitos clubes desportivos, comprovado pelas inúmeras inscrições recebidas para as regatas, e contamos com uma colecção de taças, de várias procedências, que muito nos penhorou. São as seguintes: Taça "Câmara Municipal de Oeiras"; taça "Estoril", oferecida pela Sociedade da Costa do Sol; taça "Pasteur", oferta do Grupo Desportivo do Instituto Pasteur; taça "Casa dos Rapazes" de Paço de Arcos; taça "Sano-Técnica"; taça "Couraça"; taça "Comércio de Paço de Arcos" - e vários prémios, em objectos de valor e medalhas.
O sr. José Silva Moreira Rato, para concluir, ainda nos afirma:
- Estou convencido que estas regatas do "Dia do Patrão Lopes" é que vão levantar de novo a prática da vela em Paço de Arcos.E nós ao vosso lado, para os ajudar — acrescentámos.
E num franco aperto de mão, despedimo-nos até domingo.
J. SANTA BARBARA