Editorial

Venho informar-vos que em breve irei desactivar o presente blog. Aquilo que nasceu de uma brincadeira, para comemorar o Campeonato Nacional dos juniores, tornou-se, num veículo de informação do nosso Clube.

Todavia, o CDPA merece um projecto melhor, mais completo, e actualizado com maior frequência.

Uma última palavra para os vários redactores, que aqui actualizavam a Vossa informação: obrigado.

A partir de hoje, visite: www.cdpacoarcos.com

Miguel Alpendre

7 de outubro de 2008

ANDEBOL

HoJe ReMaTo Eu....
O Todo é sempre Melhor que as Partes...
Olá a todos
É com enorme prazer que tenho a oportunidade de relatar mais uma página bonita da minha vida andebolística e da história desportiva do Clube Desportivo de Paço de Arcos. Um relato breve que, espero eu, possa fazer jus à enorme força e dedicação de toda esta "família" amante do Andebol, que tornou possível o concretizar do primeiro objectivo traçado por todos nós.
Na verdade, a época 2007/2008 não poderia ter finalizado da melhor forma, visto termos alcançado o título de campeões regionais, ainda para mais invictos e com a certeza de que tudo aquilo que passámos terá uma continuidade sólida e segura no decorrer das próximas épocas. No entanto, nada disto poderia ter sido alcançado sem o esforço e dedicação individual de cada atleta, que por muitas vezes ultrapassaram incompatibilidades entre a sua vida profissional/académica e prática desportiva em nome do andebol do Paço de Arcos e em prol deste grupo do qual fazem parte. Ainda assim, é necessário saudar também o nosso treinador e amigo Vítor pela vontade e, principalmente, pela motivação que demonstrou possuir em todas as situações complicadas com que se deparou durante o decorrer desta época vitoriosa. Julgo que em grupos, mesmo desportivos, em que a amizade prevalece face a todos os outros factores exógenos ou endógenos decorrentes, existe a vantagem de poderem ser resolvidas as questões de forma directa, responsável e sem nunca ignorar as vontades e os deveres subjectivos de cada atleta. A partir deste ponto de vista, será sempre muito mais simples o crescimento e desenvolvimento de um grupo de trabalho onde sobressai uma especial competência grupal de entreajuda face a um objectivo comum a todos os atletas. Na verdade, e tendo por base a teoria dos conflitos realistas de Sherif (1961), as diferenças entre grupos distintos, neste caso particular entre a idiossincrasias de cada atleta, podem de facto levar aos conflitos intragrupais contrapruducentes com o desenvolvimento do grupo. No entanto, a formulação de objectivos supraordenados (objectivos comuns a todos os membros de determinado grupo, apenas alcançáveis através da colaboração de todos) tem o condão de colmatar os conflitos possíveis no seio de um grupo, substituindo o investimento feito na constatação das diferenças interindividuais, por um investimento feito em prol do grupo, do qual se faz parte, na persecução do objectivo comum. Neste caso específico, o objectivo supraordenado sempre foi o tíitulo de campeões regionais, o que permitiu lidar positivamente com cada conflito natural verificado no decorrer da época, sempre com o intuito de o ultrapassar e aprender com este, rumo ao título que hoje é NOSSO!!!
Em relação à época 2008/2009, numa equipa em que a espinha dorsal da época anterior se mantém e em que os reforços experientes recém-chegados ajudarão de sobremaneira à qualidade efectiva do plantel sénior de Andebol do Paço de Arcos, apenas se pode esperar uma luta sagaz pelo título de campeão da 3ª Divisão Nacional. E é com esta ideia que iremos iniciar mais uma época desportiva, uma época de luta, esforço e dedicação na busca da consagração desportiva destes jovens atletas formados no CDPA, continuando a alimentar o sonho de devolver este clube a uma posição de destaque no Andebol Nacional. Apelo assim, a todos os amantes do andebol e todos os simpatizantes e amigos deste nosso clube que venham apoiar e incentivar não só os nossos atletas, mas também o "renascer" do nosso Andebol Sénior.
Palavra de apreço também para os jovens atletas de andebol do CDPA, que mais uma vez mostraram o enorme potencial desportivo dos jovens residentes no Concelho de Oeiras, ao alcançarem os objectivos a que se propuseram no princípio da época. O andebol é nosso e não mais o deixaremos cair...

Chegou a nossa altura....

Chegou a tua altura...

Um forte abraço a todos


Tiago Valadas Pinho